Rio de Janeiro é o maior devastador da Mata Atlântica

março 09, 2020

Resultado de imagem para mata atlantica rio de janeiro

fonte: Infoescola

A cidade do Rio de Janeiro, onde ocorreu a Revolta da Chibata, e também todo o estado do Rio de Janeiro, estão completamente inseridos na Mata Atlântica. Com ecossistemas como restingas, manguezais, campos de altitude e um grande conjunto de formações florestais, o bioma é um dos mais ricos do mundo em biodiversidade.

Porém, O Estado do Rio de Janeiro é o recordista nacional de devastação de mata atlântica, entre os anos de 1990 e 1995, segundo levantamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica com fotos de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No período, foram desmatados 140.372 hectares de mata nativa -o equivalente a 196 mil campos de futebol. Isso representa uma diminuição de 13,13% da cobertura vegetal de mata atlântica do Estado em apenas cinco anos.

Em São Paulo a redução no período foi menor: 3,62%. Mas a área desmatada é grande: 67,4 mil hectares. Nesses cinco anos, o país perdeu 5,7% da mata atlântica.
"O país perdeu uma área de mata atlântica equivalente a um campo de futebol a cada quatro minutos", diz João Paulo Capobianco, secretário executivo do Instituto Socioambiental (ISA), que coordenou a análise de dados.

"É uma situação preocupante porque o desmatamento se estabilizou em índices muito elevados. Se não houver uma redução da devastação, em 50 anos não haverá mais mata atlântica em terrenos particulares no Brasil." Hoje, o país tem apenas 7,2% da mata atlântica nativa.

Clique aqui e aqui para saber as referências desse post

You Might Also Like

0 comentários